Centro de Notícias >

Queda no preço de smartphones contribui para crescimento de 179% em 2011

Leitura de 3 minutos | Fevereiro 2012

O sistema operacional Android atingiu a marca dos 61% de participação de mercado no quarto trimestre de 2011, o que representa três em cada cinco novos smartphones

São Paulo, Brasil, fevereiro de 2012 - De acordo com um levantamento da Nielsen(www.nielsen.com), provedora global de informações e insights, as vendas de smartphones encerraram o ano de 2011 com um crescimento de 179%, comparado ao ano de 2010.

A importância dos smartphones sem volume total de vendas da categoria de celulares atingiu 7,5%. O preço médio teve uma retração de 33% comparada com o ano de 2010, contribuindo para o alto crescimento em vendas. Os planos pós-pagos tiveram uma contribuição de 23% sobre o total dos dispositivos comercializados durante o ano de 2011.

Quando se trata de sistema operacional, o Android continua a crescer atingindo a marca dos 61% de participação de mercado, o que representa três em cada cinco novos smartphones vendidos.

"O segmento de smartphones se destaca neste mercado, pois é uma ferramenta de extrema importância para a mobilidade nos dias de hoje, em que temos de tornar nosso tempo cada vez mais ágil", afirma o diretor de Telecom da Nielsen Brasil, Thiago Moreira. "Além disso, possibilita o acesso às redes sociais mais acessadas no Brasil, como o Facebook e Twitter", explica.

No total, a venda de aparelhos celulares, que também inclui os smartphones, teve um crescimento em vendas de 26%, com relação ao mesmo período de 2010, apresentando um aumento médio de 4% nos preços. Durante o ano de 2011, a categoria de celulares apresentou um volume maior de vendas nos meses de outubro e dezembro, devido à sazonalidade das datas do Dia das Crianças e Natal. A concentração de vendas foi de 9,5% em outubro, e de 11,4% em dezembro comparado com o total do ano.

Outra categoria que se destaca em vendas é a dos minimodems 3G, para o uso de banda larga móvel, que apresentou um crescimento de 31% comparado com o ano de 2010. O preço médio do dispositivo se manteve estável no comparativo dos períodos.

"A categoria de celulares continua com um excelente desempenho, principalmente no segmento dos smartphones, que continua apresentando uma alta de três dígitos. Outra categoria que segue expandindo é a de minimodems que permite a conexão à internet com mobilidade", finaliza Moreira.

A Nielsen monitora as vendas de aparelhos celulares no mercado latino-americano, além de acompanhar os hábitos de consumo dos usuários afim de prover análises de alto valor agregado à indústria.

Sobre a Nielsen

Nielsen Holdings N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de informações e mensuração com posições líderes em informações de mercado e de consumo, mensuração de audiência televisiva e de outros meios de comunicação, inteligência online, mensuração de plataformas móveis, feiras e setores relacionados. A Nielsen está presente em aproximadamente 100 países, com sedes em Nova York, EUA e Diemen, Holanda. Para maiores informações, por favor, acesse www.nielsen.com

Contato para imprensa

Versátil Comunicação Estratégica (www.versatilcomunicacao.com.br)