Centro de Notícias >

Nielsen digital ad intel: inteligência competitiva a serviço do marketing

Leitura de 4 minutos | Fevereiro 2021

Nova ferramenta da Nielsen Media captura e analisa dados granulares de investimentos em publicidade e em criativos para aumentar a eficiência de campanhas e monitorar em detalhes a concorrência

São Paulo, 01 de fevereiro de 2021. A Nielsen anuncia nesta segunda-feira o lançamento de Digital Ad Intel, solução que fornece aos profissionais de marketing dados detalhados sobre investimentos no ambiente digital, seja nas redes sociais ou nos próprios aplicativos. A ferramenta serve como inteligência competitiva, amplificando resultados e monitorando a concorrência.

O ambiente digital se tornou ainda mais desafiador com uma pandemia, que trouxe mais consumidores para o comércio on-line. Com milhares de mensagens publicitárias impactando o público diariamente em diferentes meios, formas e linguagens, é patente o desafio de monitorar a atividade das campanhas de concorrentes e refinar a própria estratégia para se destacar competitivamente.

O lançamento de Nielsen Digital Ad Intel é parte do esforço da empresa para armar a indústria com métricas relevantes que ajudam a estabelecer uma maneira mais flexível, conectada e intuitiva para que os compradores e vendedores de mídia avaliem o cenário competitivo em que o anúncio está inserido em várias plataformas, ao passo que tomam decisões mais inteligentes.

A solução permite capturar, organizar e analisar os dados das campanhas, como número de impressões, compartilhamento de voz (SoV), investimento, dados criativos, formatos inapp e em mídias sociais. "É fundamental, nesse meio superlotado de mensagens publicitárias, ter acesso à informações que te deixam um passo à frente da competição", afirmou a líder de Media Measurement da Nielsen Media no Brasil, Sabrina Balhes.

Para se ter uma idéia do tamanho estimado do mercado de comunicação digital no Brasil, em 2020, as cinco maiores editoras do país (Facebook, Youtube, UOL, Globo.com e Twitter) geraram 1,9 trilhão de impressões. Já os seis maiores anunciantes (Americanas, Mercado Livre, Banco do Brasil, Via Varejo, Banco Bradesco e Amazon) tiveram um total de 170 bilhões de impressões no mesmo período.

A ferramenta funciona de uma maneira simples. Através de um painel humano e outro virtual, é possível medir de forma instantânea os anúncios vistos pelos painelistas para calcular o nível de exposição de cada anúncio, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com essa inteligência dos dados, a ferramenta permite identificar potenciais clientes com velocidade, analisar estratégias de marca e aprender com campanhas anteriores para planejar o futuro por meio de uma ampla gama de categorias de mídia.

"Estar à frente da sua concorrência e saber com velocidade sobre novas campanhas, criativos e share of voice é o primeiro passo estratégico no marketing digital", afirmou Sabrina. "Nossa solução fornece essa inteligência competitiva com velocidade", acrescentou.

Para a líder de produto da Nielsen Ad Intel, Alessandra Rossi, a indústria adota novos formatos de publicidade e pode contar com a ferramenta para ajudar a monitorar e compreender as estratégias de competitividade na mídia. "Os dados independentes e confiáveis da Nielsen Ad Intel têm um legado de qualidade e granularidade em 80 países. O planejamento de mídia digital do Brasil está sendo levado para o próximo nível", afirmou Alessandra.

Para mais informações, acesse aqui.

Sobre a Nielsen

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que disponibiliza uma visão mais completa e confiável sobre consumidores e mercados em todo o mundo. A Nielsen encontra-se dividida em duas unidades de negócio. A Nielsen Global Media disponibiliza aos setores de mídia e publicidade métricas imparciais e confiáveis que criam uma compreensão partilhada sobre o setor necessário para o funcionamento dos mercados. A NielsenIQ (antes conhecida como Global Connect) disponibiliza a marcas e retalhistas de Bens de Grande Consumo informação e insights precisos e práticos e uma visão completa de um mercado complexo e em mudança de que as empresas necessitam para inovar e crescer. A nossa abordagem combina dados originais da Nielsen e outras fontes de informação para ajudar clientes a nível global a compreender o que está a acontecer no presente, o que vai acontecer no futuro e como agir com base neste conhecimento. Uma empresa S&P 500, a Nielsen está presente em quase 100 países, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para informação adicional, visite https://www.nielsen.com/pt/pt/.

Nielsen

Angélica Boletti Vargas